top of page
Buscar

O que é Mindfulness?

Nos últimos anos, o interesse por Mindfulness (em português atenção plena) cresceu muito entre pesquisadores, médicos, psicólogos e o público em geral. Existem mais de 10 mil teses comprovam os benefícios da Mindfulness para a saúde corpo e mente.

Mas o que é Mindfulness? Praticar Mindfulness é focar sua atenção no que está acontecendo aqui e agora dentro e fora de você - no seu corpo, pensamento e emoções. É estar consciente sem julgar, sem criticar.

Você consegue lembrar o que almoçou quinta-feira passada? Já se pegou dirigindo ao destino errado? Costuma parar no meio de uma ação porque não se lembra o que ia fazer?

Se sim, você não está sozinho. Costumo dizer que aqui no Ocidente raramente alguém foi ensinado a viver no momento presente. Pelo contrário, vivemos no piloto automático, vivenciando grande ansiedade, sem realmente prestarmos atenção no que acontece no agora.

O que é mindfulness?

A Mindfulness é um recorte do budismo, mas não é necessário nenhum credo religioso, é uma habilidade que todos nós temos. Esse recorte foi feito pelo Dr. Jon Kabat-Zinn na Universidade de Massachusetts Medical School. Ele desenvolveu o protocolo de Mindfulness-based stress reduction (MBSR), que vem sendo usado por diversos profissionais e trazendo diversos tipos benefícios para cura de doenças, de depressão à doenças de coração.

Muitas pessoas falam que não encontram tempo para praticar Mindfulness, mas na verdade ela pode ser praticada durante suas atividades cotidianas. Comece por tomar seu próximo copo de água estando atento.

Quando praticamos atenção plena, descobrimos uma sensação de bem-estar e conexão, com você mesmo e com o mundo. Mindfulness é um antídoto as preocupações que nos tiram do momento presente, assim com a prática reduz o estresse, ansiedade, riscos de recaídas de depressão e dores crônicas, e desenvolve nossa inteligência emocional, compaixão e felicidade.

A atenção plena desperta um novo jeito de ser e viver.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page